top of page
Foto do escritorFernanda Gomes

Você sabe a diferença entre alfabetização e letramento?


Identificar qual a diferença entre alfabetização e letramento é algo fundamental para os profissionais da educação e até mesmo para os alunos e acadêmicos. Para saber as características desses dois conceitos, confira este post.


O que é alfabetização?

A alfabetização consiste em um processo de aprendizagem básica, etapa na qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever de acordo com as regras de determinado idioma. Por meio da alfabetização, o aluno passa a utilizar a leitura e a escrita como formas de comunicação com seu meio, aperfeiçoando essas ferramentas à medida que avança nos próximos anos escolares. O processo de alfabetização pode se dar para crianças nos primeiros anos escolares ou adultos que não tiveram a oportunidade de estudar, não desenvolvidas atividades específicas para aprendizado do alfabeto e dos números, estímulos à coordenação motora e formação de sílabas, palavras e pequenas frases. A alfabetização torna o aluno apto para seguir adiante nos estudos, dando uma referência básica quanto à habilidade de leitura e utilização dos números.


O que é letramento?

Quando falamos sobre qual a diferença entre alfabetização e letramento, é importante deixar claro que o letramento tem seu início até mesmo antes do processo de alfabetização e se estende por toda a vida do indivíduo. De acordo com os profissionais da área da educação, o indivíduo letrado não é somente aquele que sabe ler e escrever de forma básica, mas, sim, aquele capaz de dominar o uso da escrita e da leitura no seu cotidiano, utilizando-a e compreendendo-a nos mais diferentes contextos. Desse modo, a pessoa letrada possui forte familiaridade com a leitura e a escrita, indo muito além da habilidade básica de ler e escrever. Outra característica importante é que uma criança letrada possui o hábito, a habilidade e até mesmo o prazer em ler e escrever diferentes tipos de textos, adequando-os a cada contexto. O processo de letramento está ligado à formação de leitores competentes, ou seja, indivíduos com capacidade de compreensão, interpretação, análise crítica e demais elementos referentes aos mais diversos tipos de conteúdos.


Afinal, qual a diferença entre alfabetização e letramento?

Depois de compreender os conceitos básicos, identificar qual a diferença entre alfabetização e letramento fica muito mais fácil. Enquanto a alfabetização consiste em um processo básico de ensinar as crianças a lerem e a escreverem, o letramento vai além disso, fazendo com que o indivíduo adquira o domínio da linguagem escrita e falada, utilizando-a nos mais diferentes contextos.

Também podemos dizer que, enquanto a alfabetização consiste no desenvolvimento de um processo técnico de ler e escrever, o letramento pode ser entendido como o apreço pela leitura e pela escrita.


Vejamos alguns exemplos: Suponhamos que uma pessoa já alfabetizada saiba exatamente como preencher um recibo e escrever um bilhete ou até mesmo um pequeno texto. Essa alfabetização não significa que ela seja letrada, já que em outros contextos de leitura e escrita, ela não possui domínio. Outro exemplo sobre qual a diferença entre alfabetização e letramento trata-se de uma criança que nem sequer iniciou o processo de alfabetização, mas que os pais buscam estimular à leitura ao contar historinhas e apresentar algumas letras que formam as palavras. É possível dizer que este é o início do letramento, já que os pais estão estimulando a criança para que ela vá além da alfabetização básica, melhorando sua compreensão de mundo e apreço pela leitura no dia a dia.


A alfabetização e letramento podem ocorrer juntos?

Sim. Ao saber qual a diferença entre alfabetização e letramento é importante compreender que esses processos não ocorrem de forma isolada. Ao mesmo tempo em que um indivíduo é alfabetizado, ele pode iniciar um processo de letramento e levar por toda vida esse prazer em lidar com a escrita e leitura no dia a dia. Inclusive, pessoas letradas lidam com a palavra o tempo todo em suas profissões. Exemplo disso são os professores, escritores, jornalistas, editores, redatores, sociólogos, historiadores, roteiristas, publicitários, tradutores etc.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page