Tribunais, MPs e DPEs
Editais iminentes:
TRT 5 – BA: Comissão formada. Escolha da banca em andamento.
MP SP:Comissão formada. O certame vai ofertar vagas para o cargo de Agente de Promotoria que exige nível superior em qualquer área de formação.
MP CE: Comissão Formada. O certame ofertará 52 vagas para o cargo de promotor de justiça.
MP PE: Comissão formada. Órgão divulgou a portaria que institui a comissão responsável em seu Diário Oficial.
Editais prováveis:
TRT 10 – DF: O último concurso aconteceu em 2012 (expirou em 2017) e desde então o órgão já nomeou 445 candidatos.
TRT 22 – PI: O último concurso aconteceu em 2010 e expirou em 2015.
TJDFT: Em análise. Existe um processo administrativo aberto para analisar a viabilidade de um novo concurso para os cargos de analista e técnico, porém não há previsão para um futuro edital.
TJ AM: Comissão Formada. O novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, Yedo Simões, anunciou que o edital para um novo concurso do órgão está sendo desenvolvido.
TJ MT: Comissão Formada. São previstas 9 vagas para o cargo de Juiz de Direito Substituto.
TJ AC Juiz: Comissão formada. De acordo com a proposta de resolução, há atualmente 49 cargos vagos na classe inicial na carreira.
TJ BA Juiz: Comissão formada. O certame oferecerá 50 vagas imediatas e 150 vagas para o cadastro de reserva.
TJ MG – 2ª Instância: Comissão Formada. Projeto básico já foi divulgado com vagas para nível médio e superior.
TJ RR: Comissão formada, porém sem previsão de publicação do edital.
TJ TO: Banca Definida. A escolhida foi a Cebraspe. Serão ofertadas 30 vagas mais cadastro de reserva para Técnico e Analista Judiciário e Oficial de Justiça Avaliador.
TJ PR – Analista: Em análise. Tramitam estudos sobre um novo concurso para o cargo de Analista Judiciário nas áreas Contábil e Judiciária.
TJ PR – Juiz: Autorizado. Segundo informações fornecidas pelo Departamento da Magistratura do TJ PR, existem atualmente 39 cargos vagos na classe inicial da carreira.
DP DF: Comissão formada. O concurso prevê o provimento de 5 vagas para a classe inicial da carreira de Defensor Público.
TRF 3: O concurso de 2013, que ofertou vagas para AJAJ e TJAA foi prorrogado em 2016 por mais dois anos, ou seja, seu prazo acabou em abril deste ano.
MPU: O Tribunal de Contas da União decidiu por unanimidade que a realização do concurso para o Ministério Público da União precisa estar prevista no Orçamento do ano.
MP PI – Promotor: Comissão Formada. O número de vagas ofertadas ainda não foi divulgado, mas há atualmente 28 cargos vagos na classe inicial da carreira e mais 53 vacâncias nas demais classes da carreira.
MP PA: Autorizado. Foi divulgado o projeto básico da licitação de escolha da banca organizadora do concurso. O certame oferecerá vagas para Auxiliar de Administração. Ainda não foi informada a quantidade de vagas que deverão ser disponibilizadas.
MP SP – Agente: Autorizado. O certame prevê 3 vagas para o cargo de Agente de Promotoria.
MP SP – Analista: Banca definida. A escolhida foi a Vunesp. Serão disponibilizadas 60 vagas de Analista Jurídico.
PGE SP: Autorizado. Foi publicada a autorização para a realização do concurso para Oficial Administrativo. Serão 62 vagas.
STF: Último concurso em 2013.
Editais pouco prováveis:
TRE: A portaria de nº 574 cria exceções para que os Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país voltem a nomear normalmente.
TSE: O TSE publicou uma resolução na qual proibiu nomeação de servidores em 2018 e 2019, no âmbito dos tribunais eleitorais. Entretanto, essa resolução pode ser revisada em 2019.
TRF 4: Realizado em julho de 2014, iria expirar em 2016, mas foi prorrogado até o final de 2018.
TJ PB: O último concurso aconteceu em 2008, ofertando vagas efetivas e em cadastro reserva e expirou em 2014. O presidente do TJ da Paraíba afirmou ano passado, que não há previsão de concurso para 2018.
TJ MA: O último concurso aconteceu em 2006 e no momento não há previsão de um futuro edital.
TJ RJ: O concurso já deveria ter expirado, mas por conta da crise, sua validade foi prorrogado.
TJ ES: Em análise. Segundo a assessoria de imprensa do TJ ES, o presidente do Tribunal tem a intenção de promover seleção para servidores em 2018.
TRT 13 – PB: O último concurso aconteceu em 2014. Segundo o órgão, não há previsão de edital para este ano.
TRT 16 – MA: O último concurso aconteceu em 2014 e vence em 2018.
TRT 17 – ES: Comissão formada. Segundo o órgão, houve um corte de gastos o que comprometeu o orçamento do Tribunal. Conforme informado pela Comissão Organizadora, é possível que a escolha da banca fique para o próximo ano.
TRT 18 – GO: Cancelado. Foi definido em Sessão do Órgão Especial, o cancelamento do concurso público.
TRT 19 – AL: O último concurso, que aconteceu em 2013, vence em maio de 2018.
Conselho Nacional de Justiça: O último concurso aconteceu em 2012 e já venceu.
Conselho Nacional do Ministério Público: O CNMP prorrogou, por dois anos, a validade do primeiro concurso da instituição. O prazo passou a vigorar a partir de 25 de maio de 2017 e se estende até 25 de maio de 2019.
Carreiras Fiscais:
Editais iminentes:
Sefaz BA: Comissão formada. Serão oferecidas 60 vagas para a área fiscal do estado.
Sefaz RS: Comissão formada. Serão ofertadas 50 vagas para os cargos de Auditor-Fiscal da Receita Estadual.
Sefaz DF: Autorizado. O concurso contemplará 120 vagas, sendo 40 imediatas e 80 para cadastro reserva. Tem a possibilidade de suspensão.
ISS Fortaleza: Previsto no orçamento de 2018. Este certame prevê vagas nos cargos de Analista do Tesouro Municipal e Auditor do Tesouro Municipal.
ISS Campo Grande: Banca definida. A escolhida foi a PUC PR. Ainda não foi divulgado um quantitativo de vagas para o cargo de Auditor Fiscal.
ISS Manaus: Comissão formada. Há uma grande expectativa de que o edital traga vagas para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos.
Editais prováveis:
ICMS SC: Autorizado. Serão ofertadas 90 vagas para a carreira de Auditor Fiscal. Agora espera-se que o documento oficial de autorização seja publicado no Diário Oficial do Estado.
Receita Federal: Há uma solicitação de concurso para 2018. A previsão é de 700 vagas para Auditor Fiscal, 1.453 para Analista Tributário e 1.200 para o administrativo.
AFT: Não há previsão na LOA (mas nos anos dos últimos concursos também não havia).
Sefaz AC: Anunciado pelo governo. São previstas vagas para os cargos do administrativo e também para Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda do estado.
Sefaz SE: Autorizado. São previstas 5 vagas para o cargo de Auditor Técnico de Tributos. O último concurso aconteceu em 1989.
Sefaz MT: Há no momento, um processo administrativo solicitando o concurso.
Sefaz RR: Comissão decide pela viabilidade do concurso, mas ainda não há previsão de vagas, remuneração e edital.
Sefaz AL: Projeto em andamento. O governador do Estado confirmou que a autorização está próxima.
ISS São Paulo: Concurso solicitado. Um novo pedido de abertura de concurso foi registrado. Por meio do site da Prefeitura de São Paulo é possível acessar o andamento do processo.
Editais pouco prováveis:
ISS SP: Há no momento, um pedido de abertura de um novo certame.
SEFAZ CE: Estava previsto na LOA de 2017. O último concurso aconteceu em 2006.
ICMS RJ e ICMS SP: Sem concurso há vários anos.
Carreiras Policiais:
Editais iminentes:
PRF: Autorização próxima. Projeto tramita no MPOG e fica mais próximo de acontecer.
PC ES: Escolha da banca. O Instituto Acesso havia sido escolhido como banca, mas desistiu alegando prejuízo. Foram confirmadas 173 vagas para os cargos de investigador, escrivão, médico legista, assistente social, perito, psicólogo e auxiliar de perícia médico legal.
PC PA: Banca contratada. A escolhida foi a AOCP. Ainda não há definição do quantitativo de vagas.
PC RR: Banca contratada. A escolhida foi a Vunesp. A previsão é que sejam ofertadas 330 vagas para vários cargos.
PM GO: Banca contratada. A escolhida foi a AOCP. Serão 1.920 vagas para soldado e 80 para cadete.
PM SE: Banca definida. A escolhida foi a IBFC. Edital é previsto para o início de julho. São previstas 300 vagas para o cargo de Soldado e 30 para Aspirante.
PM MT: Autorizado. São previstas 1.200 vagas para o cargo de soldado.
Agente Penitenciário GO: Comissão Formada. Serão ofertadas 500 vagas para Agente de Segurança Prisional. O edital é previsto para setembro.
Editais prováveis:
PC AL: Autorizado. Certame deve ofertar 300 vagas.
PC MT: Autorizado. São previstas 1.200 vagas para escrivão e investigador.
PC DF: Concurso solicitado. A Seplag confirmou o pedido de 2.100 vagas.
PC MS: Autorizado. São previstas 170 vagas para médico legista, perito criminal, papiloscopistas e agente de polícia científica.
PC PR: Comissão formada. Serão 100 vagas imediatas mais cadastro reserva para escrivão. Há também uma proposta de abertura de concurso para o provimento de 766 vagas de investigador.
PC RN: Comissão formada desde 2016. São previstas 142 vagas para agentes, escrivães e delegados.
PC CE: Em entrevista, o governador do estado reafirmou a necessidade em realizar um novo concurso ainda este ano, mas não há previsão de data, vagas ou cargos.
PC AM: Comissão formada. O certame prevê a oferta de 424 vagas.
PC RJ – Delegado: Autorizado. Embora a publicação oficial só contenha o número do processo administrativo a que se refere, a equipe de jornalismo do Estratégia Concursos obteve a informação de que se trata de fato da autorização do certame.
PM SP – Oficial: Banca contratada. A escolhida foi a Vunesp. O novo concurso visa preencher 270 vagas para o cargo de Aluno-Oficial da PM.
PM PR: Definindo banca. São previstas 4 mil vagas para soldado.
PM SC: Anunciado pelo governador. Ainda é preciso que seja realizado um levantamento interno antes de dar abertura a um concurso.
PM AM: Comissão formada. O certame deve sair este ano e as providências para que isso aconteça já estão sendo tomadas. Serão 661 vagas.
PM PB: Comissão formada. A PM do estado já publicou edital este ano para o cargo de Soldado, agora, com a formação da comissão, a tendência é que sejam abertas novas oportunidades na instituição.
ALBA: Foi publicada a Lei de criação do cargo da Polícia ALBA. A previsão é que o concurso saia ainda este ano com oferta de 60 vagas imediatas.
Depen: O concurso já estava previsto, uma vez que ainda no ano passado havia um pedido no MPOG para 1.580 vagas.
Bombeiros AM: Comissão formada. O governador do Estado, José Melo, já havia anunciado que o concurso era uma das prioridades para a gestão. Serão 228 vagas.
Agente Penitenciário MT: Comissão formada. O certame será para o provimento de vagas de cadastro reserva. Além da oportunidade para agente penitenciário, o concurso será para cargos em nível superior, mas o órgão ainda não divulgou quais as áreas de atuação.
Agente Penitenciário AM: Comissão formada. O certame prevê 108 vagas para o cargo, após mais de três décadas sem realização de concurso.
Agente Penitenciário RR: Edital em elaboração. Serão ofertadas 300 vagas.
Agente Penitenciário MG: Falta um concurso para terminar a substituição de terceirizados por concursados (já foram dois).
Controladoria:
Editais iminentes:
TCM SP: Autorizado. Serão 10 vagas para o cargo de Auxiliar Técnico de Fiscalização.
CGE AL: Autorizado. Este será o primeiro concurso. Foram criados 40 cargos de Analista de Controle Interno.
CGE CE: Comissão Formada. São previstas 25 vagas para o cargo de Analista de Controle Interno.
Editais prováveis:
TCE RO – Procurador: Projeto básico em elaboração. Está previsto o provimento de 2 vagas para o cargo de Procurador do Ministério Público de Contas do Estado.
TCE RO – Analista e Auditor: Comissão formada. A comissão será responsável por estudos preliminares para viabilizar o concurso que ofertará um total de 13 vagas para o cargo de Analista de de TI e Auditor de Controle Externo.
TCE RR: Em análise. O Tribunal de Contas do Estado de Roraima, publicou portaria criando comissão para estudar a possibilidade financeira, orçamentária e fiscal de um novo concurso.
TCM RJ: Concurso para Auditor previsto no orçamento 2018.
Editais pouco prováveis:
TCDF: Está previsto no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019. Nele constam a reserva de 47 vagas.
TCU: PLOA 2018 prevê 10 contratações, porém é possível que essas contratações sejam de aprovados no último concurso, que ainda está válido.
CGU: Último concurso há vários anos.
Bancos e Empresas Públicas:
Editais iminentes:
EPE: Banca contratada. A escolhida foi a Cesgranrio. A expectativa é que sejam ofertadas no edital, vagas para os níveis médio e superior, além da formação de cadastro reserva.
Editais prováveis:
Bacen: Autorização Solicitada. Foi protocolado no dia 30 de maio pelo Banco Central, um documento que indica o interesse do Órgão para a realização de concursos públicos.
Banco do Nordeste: O último concurso aconteceu em 2014 e vence em julho deste ano. Segundo o órgão, não há previsão de concurso para este ano.
Banco de Brasília: O último concurso está expirado desde 2015. A expectativa é que sejam ofertadas vagas para preenchimento imediato mais cadastro de reserva no cargo de Escriturário.
Editais pouco prováveis:
Correios: Há a necessidade de um novo concurso, porém não há nenhuma expectativa para um certame futuro.
Caixa Econômica Federal: O último concurso aconteceu em 2014.
Área Financeira:
Editais prováveis:
BACEN: Novo concurso solicitado.
CVM: São solicitadas 128 vagas. O último Concurso CVM aconteceu em 2010 e os aprovados foram chamados em 2010 e 2014.
Susep: São solicitadas 55 vagas para Analista e Agente, cargos que exigem formação nível médio e superior.
Previc: São solicitadas 128 vagas.
Secretaria do Tesouro Nacional: São solicitadas 100 vagas para Técnico Federal de Finanças e Controle e para Auditor Federal de Finanças e Controle.
BNDES: O último concurso aconteceu em 2012 e expirou em 2015.
Área da Saúde:
Editais iminentes:
SES PE: Banca contratada. O escolhido foi o Instituto AOCP. Serão 1.000 vagas para cargos de nível médio e superior.
Tribunais: Vários deles tem cargos na área da saúde, em especial Enfermagem e Psicologia.
Prefeituras: Várias tem cargos na área da saúde, em diversas especialidades.
Marinha: A LOA prevê 16 concursos públicos com vagas para a área de saúde.
Editais pouco prováveis:
Agência Nacional de Saúde: Previsto na PLOA 2018. A expectativa é que o concurso seja divulgado no segundo semestre de 2018.
Anvisa: Concurso solicitado. O último Concurso aconteceu em 2016 para o cargo de Técnico Administrativo.
MAPA: Concurso solicitado. A expectativa é que sejam disponibilizadas 540 vagas.
Área da Educação:
Editais prováveis:
Seduc CE: Banca definida. A escolhida foi a UECE. O edital do concurso público é previsto para o dia 20 de julho com a oferta de 2.500 vagas para Professor Estadual.
SEDF: Escolha da banca. Foi publicado o chamamento público para contratação da organizadora. O documento também prevê alguns tópicos do edital.
SED MS: Autorizado. Serão mil vagas para professor de ensino básico e 500 vagas para cargos de Carreira de Apoio à Educação Básica.
SEEDUC RJ: Autorizado. É prevista a contratação de 408 servidores para o cargo de professor.
Poder Executivo:
Editais iminentes:
SPGG RS: Banca definida. A escolhida foi a Fundatec. Serão ofertadas 10 vagas imediatas para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão.
AGU: Autorizado. Serão ofertadas 100 vagas para os cargos de administrador, analista técnico administrativo, arquivista, técnico bibliotecário, contador, técnico em assuntos educacionais e em comunicação.
Editais prováveis:
INPI: Em tramitação no MPOG. São previstas 360 vagas para pesquisador, tecnologista, técnico e analista.
EPPGG: Previsto na LOA 2018. O último concurso aconteceu em 2013.
Ministérios: Solicitados ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPOG).
Ibama: Última tramitação constatada em maio deste ano. O procolo anterior do certame solicitava 1630 vagas.
Ibram: O Instituto solicitou a abertura de um concurso em maio de 2018. No último certame, foram solicitadas 313 vagas para nível médio e superior.
DNIT: Em tramitação no MPOG. O pedido é de 1.098 vagas.
ANA: A Agência Nacional das Águas, protocolou um pedido para novo certame no início de 2018.
Editais pouco prováveis:
INSS: A solicitação de um novo certame segue em andamento. O último concurso aconteceu em 2016 (ofertando 950 vagas para Técnicos e Analistas) e foi prorrogado até agosto de 2018. IBGE: O último concurso aconteceu em 2015 e venceu em maio de 2018. Vale lembrar que o último concurso ocorreu durante a validade do penúltimo (2013).
Legislativo:
Editais prováveis:
Câmara dos Deputados: Previsto na LOA 2018. São previstas 296 vagas.
Senado Federal: O concurso está expirado desde 2014. Órgão tem déficit de 1.257 cargos.
ALEGO: Anunciado. O órgão determinou que o novo concurso seja para a oferta de 80 vagas para Procurador, Analista, Assistente e Policial Legislativo. A previsão é para o segundo semeste deste ano.
ALESP: Autorizado. A expectativa é que o certame oferte vagas para o cargo de procurador, analista e técnico legislativo.
AL AP: Processo de criação do concurso já foi iniciado. Banca organizadora prevista para o mês de julho.
AL TO: O Ministério Público Estadual entrou com pedido na justiça para o órgão realizar um novo concurso até julho desse ano.
Editais pouco prováveis:
AL MG: O concurso estava previsto para 2017. O último concurso aconteceu em 2008 com a distribuição de 221 vagas de níveis médio, técnico e superior.
AL RN: Em análise. O governo estuda a realização de um novo concurso. O concurso anterior (que foi o primeiro), aconteceu em 2013.
Comentarios